Algoritmos como aliado ou não nas estratégias de marketing? Vamos entender mais sobre isso!
Segundo o Statista, existem cerca de 2,34 bilhões de pessoas em todo o mundo que fazem uso das redes sociais. Seguindo esses dados, a previsão é que esse número ultrapasse 3 bilhões até 2025. Ou seja, se no mundo existem 6 bilhões de pessoas, metade da população mundial está conectada nas redes sociais.
Onde queremos chegar com isso? Acredito que já tenha percebido. Quanto mais o tempo passa, mais o mundo vai ficando tecnológico e mais pessoas vão se conectando por meio das redes sociais. E, claro, cada vez mais as empresas vêm descobrindo formas de fazer com que o usuário fique mais tempo conectado e é aí onde entram os algoritmos.
Continua a leitura para compreender mais sobre o assunto!
O que são os algoritmos nas redes sociais?
Os algoritmos são, de forma bem resumida, um conjunto de dados matemáticos responsáveis por fazerem suas postagens serem destacadas ou não no feed do seu público alvo.
Se você utiliza redes sociais como estratégia de Marketing para sua empresa, com certeza já viveu episódios de criar e publicar ótimos conteúdos, com boas estratégias de imagens e cores, mas obteve pouca interação e curtidas.
Bom, “agradeça’’ aos algoritmos por isso. Mesmo que você tenha um bom número de seguidores, é possível que apenas uma pequena parte dessas pessoas estejam recebendo suas publicações.
Os algoritmos possuem 3 regras básicas:
- Quem publicou o conteúdo? Ou seja, qual o vínculo e interação entre o usuário e o conteúdo, por exemplo, se ele já havia curtido post relacionados ou comentado.
- Popularidade do conteúdo: conteúdos com mais engajamento recebem prioridade no feed.
- Qual o tipo de conteúdo: se são em vídeos ou fotos.
A partir desses dados, os algoritmos irão definir quais serão os conteúdos que serão mostrados aos usuários.
Como os algoritmos funcionam nas redes sociais?
Mesmo que os algoritmos possuam características diferentes em cada rede social, eles possuem uma premissa única que é: facilitar a vida do usuário e melhorar sua experiência.
Com isso, entende-se que o conteúdo que é apresentado aos usuários são os de sua preferência, ou seja, os que eles mais gostam. Mas a pergunta que fica é: como os algoritmos sabem do que você mais gosta? Falaremos disso no próximo tópico.
Como os algoritmos sabem da preferência do usuário?
Tudo que aparece no seu feed é proveniente dos conteúdos que você curte, compartilha e comenta nas redes sociais. Além disso, o engajamento também é considerado pelas pessoas que você segue e interage. Tendo isso em vista, os algoritmos computam esses dados e oferecem os melhores conteúdos relacionados aos nichos que você acessa.
Mas e como funciona esse processo no Instagram e no Facebook?
Quando o Instagram foi criado, não possuía algoritmos. O feed era organizado por ordem cronológica de publicação, ou seja, os posts iam aparecendo conforme o horário que fosse postado. No entanto, a partir de 2016 a estratégia mudou e o instagram passou a disponibilizar postagens conforme o nível de relevância para os seus usuários.
Não é de total conhecimento a forma do algoritmo do instagram trabalha, mas, sabe-se que ele prioriza pelo menos 3 fatores:
- Temporalidade: os post mais atuais são mostrados primeiro;
- Engajamento: quantidade de comentários, curtidas, salvos e encaminhamentos de um post.
- Relacionamento: os post são exibidos conforme o histórico de relacionamento com aquele determinado conteúdo que o usuário já teve.
Para poder alcançar esses 3 fatores, é preciso, primeiramente, construir conteúdos de qualidade e relevantes. Caso você esteja com dificuldades nisso, temos um outro post que possa te interessar falando sobre ideias de conteúdos, confere lá.
Outro fator que é importante levar em consideração é o horário em que a postagem será feita. Assim, quanto mais pessoas do seu público estiverem online, mais engajamento você terá!
Entre todos os algoritmos utilizados nas redes sociais, os que mais se destacam são os do Facebook.
Não se sabe muito bem como funcionam os algoritmos do facebook, mas entre os fatores que são levados em consideração podemos citar 6:
- Relacionamento: quanto mais interação com uma pessoa ou empresa, mais os posts deles irão ser exibidos aos usuários;
- Rede de amigos: é possível que as postagens que seus amigos estejam curtindo muito apareçam para você também;
- Formato: quanto mais fotos você curtir, mais aparecerão fotos para você, o mesmo se aplica a vídeos;
- Imediatismo: notícias são priorizadas;
- Autenticidade: conteúdos de autoria própria recebem mais atenção;
- Engajamento: quanto mais curtidas e comentários mais conteúdos relacionados será mostrado.
Todos esses fatores irão exigir de você conteúdos autênticos, curtidas, compartilhamentos e muito engajamento. Esteja sempre disposto a mudar e reinventar suas estratégias.