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Como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa

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Diferente do marketing tradicional o marketing digital possibilita uma série de fatores que vão facilitar a comunicação com o público alvo, além entender melhor para quem é a venda, podemos mensurar e até mesmo calcular vendas futuras através de dados adquiridos, vamos falar um pouco sobre cada possibilidade que pode ajudar a sua empresa.

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O que é o marketing digital?

O Marketing Digital são ações/estratégias de marketing voltadas para o mundo digital. Com o decorrer dos anos o mundo tem se atualizado digitalmente, hoje temos praticamente tudo na palma de nossas mãos por meio do mundo digital, pesquisas apontam que 90% do brasileiros fazem uma busca na internet antes de comprar algo que deseja (fonte: SPCBRASIL) , com isso as ações de marketing que eram populares até alguns anos atrás se modernizaram e várias técnicas novas surgiram para se adaptarem e aproveitarem as novas oportunidades que o digital possibilitou.

 

Como ele pode ajudar?

Diferente do marketing tradicional o marketing digital possibilita uma série de fatores que vão facilitar a comunicação com o público alvo, além entender melhor para quem é a venda, podemos mensurar e até mesmo calcular vendas futuras através de dados adquiridos. Vamos falar um pouco sobre cada possibilidade que pode ajudar a sua empresa.

 

PUBLICO-ALVO

1. Audiência certa na hora certa

Sim, o marketing digital possibilita você ter uma segmentação detalhada do seu público. Existem várias formas de segmentar um público, no seu site por exemplo podemos criar uma segmentação de pessoas que visitaram uma determinada página, com  isso podemos gerar anúncios específicos na internet e nas redes sociais sobre um determinado assunto e para pessoas que tiveram interesse no mesmo, viu como facilita? Por isso ter um site é extremamente necessário para uma boa comunicação digital.

Você pode estar se perguntando, mas como é feito essa segmentação? Falando de rede social as próprias ferramentas disponibilizam as opções de segmentação, no Facebook por exemplo, precisamos apenas conectar o pixel da conta de anúncios em todas as páginas, e depois criar públicos personalizados para uma página específica.

No Google acontece também da mesma forma, conectamos o pixel no site, e depois criamos campanhas para quem visitou páginas específicas.

Parece simples não é mesmo? Porém precisa de muita atenção e conhecimento dos detalhes para que seja realmente eficaz.

Ouvindo sobre essa alternativa que o mundo digital possibilita você pensou em várias possibilidades e estratégias de comunicação que pode utilizar certo?

 

INVESTIMENTO-REDUZIDO

2. Investimento reduzido

Sim tem investimento, porém é muito menor que o investimento em mídias tradicionais, pensa comigo, com as possibilidades do digital você pode aparecer para sua audiência na hora certa, logo o retorno sobre seu investimento é maior, além da possibilidade de segmentação detalhada para sua audiência você também tem relatórios concretos (falaremos mais sobre eles), que possibilitam a identificação de gargalos para que você otimize ainda mais seu investimento.

No marketing tradicional vamos tomar como exemplo a mídia televisiva, primeiramente o custo é bem alto, você vai atingir milhões de pessoas, porém não terá dado algum sobre quem são as pessoas, faixa de idade, do que elas gostam. Elas realmente poderiam comprar o seu produto ?

Entende agora como o custo fica muito reduzido no mundo digital, ele pode chegar a zero se você não quiser investir em mídias pagas, você pode utilizar apenas o orgânico, trabalhar todo conteúdo para que o usuário te encontre (falaremos mais sobre isso), mas aqui sempre aconselhamos a investir em mídias pagas, o processo e retorno é muito mais rápido e eficaz.

 

MARKETING-DE-CONTEÚDO

3. Marketing de conteúdo

Essa é uma das principais estratégias do marketing digital, ela consiste em criar conteúdo de valor para o seu tipo de público alvo, os conteúdos servem para que ele venha até a sua solução ou serviço de maneira orgânica.

A partir do momento que você gera conteúdo, seja na suas redes sociais, blog ou Youtube, se é um conteúdo que resolve uma dor ou pelo menos dê soluções de como resolver essa dor para sua audiência, eles se sentiram atraídos, conectados e no fundo sua marca ficará gravada na cabeça deles, logo que ele pensar em comprar uma solução e você conta com ela, a audiência que foi ajudada terá em mente que te deve algo e provavelmente comprará de você.

Mas isso não acontece da noite para o dia, então se você ainda não gera conteúdo comece, e comece a gerar o melhor conteúdo que poder, sempre pensando em resolver ou mostrar soluções para problemas da sua audiência.

Outra técnica utilizada dentro do marketing de conteúdo é a aquisição de lead através de conteúdos mais volumosos, por exemplo: Ebooks, Webinars, cursos e etc. Você pode criar eventos ao vivo sobre um determinado assunto e a inscrição ser apenas o e-mail, logo pessoas que tem interesse nesse determinado assunto estarão com você, e com o e-mail deles em mãos, na verdade em banco de dados, você poderá nutrir com mais conteúdos relacionados, e depois vender um produto ou solução.

Já pensou em como vai implementar o marketing de conteúdo aí no seu negócio?

 

ANÁLISE

4. Análise de métricas

Como já fiz uma breve introdução anteriormente, o digital permite uma maior análise de dados, temos infinitas possibilidades de entender nosso público alvo, vai desde a média de idade, até a média de renda mensal, podemos com esses dados criar gatilhos e campanhas especificas para cada grupo.

Tendo todas essas informações podemos segmentar o máximo possível da nossa audiência, e mostrar propagandas especificas para cada perfil do nosso público.

Vou contar uma case de patrocínio que já apareceu na minha linha de tempo do Instagram, uma referência do marketing digital chamado Erico Rocha costuma fazer patrocínios segmentando o público por signo, ele grava um vídeo para cada signo, e segmenta a mensagem para aparecer apenas para quem tem aquele signo, olha que interessante, você rolando seu feed passa um vídeo com alguém perguntando, você é do signo de áries? tenho algo pra você! Você escutaria a mensagem até o fim? Provavelmente sim certo? Esse é só um exemplo de quanta informação o mundo digital tem sobre nós, e você pode usar isso ao seu favor para impactar ainda mais sua audiência.

 

O Marketing Digital abrange ainda mais estratégias e pode ser usado de várias maneiras, falamos aqui de um modo geral o que deve ser utilizado em caráter de urgência, para que você comece a dar resultado dentro da sua empresa.

Recapitulando os pontos:

Trabalhe o Marketing de conteúdo, com conteúdo de valor e estratégias de aquisição.

Trabalhe as mídias pagas, tanto no Facebook como no Google.

Se atende as análises para otimizar ainda mais o seu processo de venda e propaganda.

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