Search
Close this search box.

Importância de criar uma logomarca para sua empresa

Uma logomarca consiste na identidade de uma empresa. Assim como para ser reconhecido você precisa de uma identidade, logo, sua marca também precisa ter.

Compartilhe esta postagem

Uma logomarca consiste na identidade de uma empresa. Assim como para ser reconhecido você precisa de uma identidade, logo, sua marca também precisa ter. 

No Marketing, a criação de uma logo tem sido alvo de muitos estudos, pois é um elemento indispensável e seu principal objetivo é expressar os valores essenciais de uma empresa da melhor forma possível e bastante memorável.

A marca pode ser uma palavra, ilustração, ícone, ou uma combinação de todos. É preciso pensar bem e arquitetar como será a construção da marca, pois, de fato, muitas empresas são lembradas por seus logotipos, logomarcas, entre outros.  Mas você sabe a diferença entre os tipos de logo? Nós iremos te falar isso! Falaremos também sobre o porquê de criar uma logo de qualidade e investir nisso, sobre identidade visual e muito mais! Boa leitura! 

Mas antes, conheça algumas nomenclaturas importantes no universo das logomarcas:

Identidade visual

Antes de nos determos a assuntos mais específicos, saiba primeiro o que é uma identidade visual. Sempre que você ouvir o nome Identidade Visual, refere-se ao conjunto de elementos que apresentam de maneira visual um nome, produto, conceito, empresa, ou todos juntos.

Quando falamos de uma identidade visual de uma empresa, é utilizado de modo que essa empresa seja única e se destaque entre as demais. Além disso, seja facilmente reconhecida pelos consumidores.

Antes de partir para o processo de criação propriamente dito da identidade visual, é preciso primeiramente elaborar quais serão as estratégias que serão desenvolvidas, o arquétipo que será utilizado, escolha das cores, entre outras coisas. Assim, erros serão evitados no momento em que a logo será produzida.

Por que criar uma logomarca?

Uma ação bastante realizada e muito prejudicial para uma empresa, é o baixo investimento na criação de uma identidade visual em sua inauguração. Geralmente, essas empresas, quando percebem a real importância disso, acaba sendo tarde demais porque no princípio, a empresa não passou uma boa imagem de seriedade e profissionalismo que a mesma desejava transmitir. 

Como falamos no tópico de identidade visual, a marca funciona como uma assinatura de uma empresa no mercado físico e virtual. É a partir dele que a empresa será vista e reconhecida pelos consumidores, concorrentes e investidores. 

Assim, não investir em uma boa criação é algo bastante prejudicial, acredito que você não queira que sua marca seja mal vista por aí. Além disso, a marca será constantemente vista e os riscos de não ter uma criação memorável pode propiciar que sua marca seja esquecida.

É importante destacar que a criação da marca de uma empresa deve ser feita por profissionais qualificados e capacitados para isso, pois, eles conseguirão, de forma assertiva, transmitir para o mercado a essência e ideais da sua empresa.

Qual a importância de uma logomarca?

As logos influenciam em nossas decisões, se você observar, elas te seguem aonde quer que for. Elas se comunicam e representam os valores da empresa para o público. Mas já deu para entender qual é o principal objetivo? Ou melhor, por que existem?

Bom, basicamente, está tudo relacionado à identificação. As tendências vêm e vão, às ferramentas de marketing são aprimoradas, mas, uma logomarca permanece e se for bem criada, nunca irá sumir da memória.

Mas, para isso, é preciso saber alguns fatores que irão contribuir para que uma marca não seja esquecida que são:

Identificação assertiva

Um design de uma marca deve, em primeira instância, ter o foco na identificação. Com isso, qualquer associação que venha a surgir com o tempo, pode ser ligado a sua marca e com isso gerar interações.

Por exemplo, quando uma pessoa ver uma marca é possível, que ela tenha recordações de situações vivenciadas a partir daquela marca, assim, estabelece um reconhecimento instantâneo. 

Resumindo, uma logomarca bem feita será memorável!

Logomarcas influenciam nas decisões

Desde do nascimento, o ser humano constrói uma bagagem visual na memória, principalmente quando o assunto é cor, lembre-se disso. Querendo ou não, a primeira vista de uma marca sempre gerará um julgamento positivo ou não.

Tem marcas que vemos por aí que dá logo fome e vontade de consumir o produto, consegue pensar em alguma? Aposto que sim! Pois é, tudo irá depender de uma primeira vista e, claro, com um atendimento de qualidade não somente de forma presencial, mas virtual também, através das redes sociais, sites entre outros meios de comunicação.

Boa primeira impressão

Existem milhões de empresas no mundo e para a sua destacar entre elas, é preciso que impressione de forma que atraia clientes. Se sua logo falha no quesito chamar atenção, todo o processo de marketing pode ser prejudicado 

Com tantas empresas no mundo, uma marca tem apenas algumas oportunidades de impressionar e atrair clientes. Por isso, se o design de logotipos falhar, todo o processo pode ficar comprometido.

Logomarca não é detalhe

Diante das informações trazidas, se você pensava que uma logo era apenas um detalhe, esperamos ter mudado sua ideia em relação a isso. Uma logomarca de qualidade transmite profissionalismo e competência bastante grandioso e isso influencia de forma consciente ou inconsciente os possíveis clientes a escolherem sua empresa ao invés da concorrente. 

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e não perca nenhum conteúdo

Mais postagens

Quer dominar o
mundo digital?

A gente te ajuda, entre em contato agora!

×

Olá, Tudo bom ?

Fale com um de nossos atendentes ou envie um email para: [email protected]

×