No momento atual, várias marcas buscam melhorar seus resultados e atrair mais clientes através da humanização do marketing. Essa estratégia tem como finalidade a aproximação dos clientes/usuários com as empresas.
Em consequência disso, as empresas terão um maior engajamento, logo, a popularização das suas marcas.
Você faz uso dessa estratégia que está em alta e com forte tendência em 2021? Não? Continue a leitura e saiba mais sobre o marketing humanizado e como incluí-lo na sua empresa!
O que é marketing humanizado?
Existem inúmeras estratégias de marketing, por exemplo, mídias sociais, programas de agendamentos, automações de e-mails, mas, agora, imagine trazer a realidade da interação humana? Isso significa olhar o consumidor além de números, assim fornecer experiências individuais para cada um.
Segundo Jensen e Zanini (2015, p. 7) “o foco está em fortalecer o vínculo e a identificação com os consumidores, um importante passo para fortalecer esses vínculos, foi a busca por uma comunicação muito mais emocional”, ou seja, muitas marcas passaram a se comunicar com os seus consumidores considerando de forma mais ampliada as relações humanas.
Como funciona o marketing humanizado?
Sabe aquele estabelecimento no seu bairro onde as pessoas que trabalham lá conhece você pelo nome, sabe suas preferências, perguntam sobre seus familiares, entre outros detalhes que tornam o momento de sua visita mais significativo. O ideal do marketing humanizado funciona assim.
A intimidade com o público garante o sucesso de várias campanhas. A propaganda é apenas um instrumento que possibilita que isso aconteça, mas não deve ser o foco central, mas sim, a experiência individual do cliente.
Nesse sentido, Marques (2014, p. 73) argumenta que “A empresa precisa deixar claro que está ali para dialogar com o público. Pois será dessa forma que o relacionamento será desenvolvido. É aí que entra a geração de conteúdo humanizado”
Por que investir no marketing humanizado?
Ao que se refere o processo de compra de determinado produto, Las Casas (1997, p.136) enfatiza que, mesmo que pareça uma ação simples, o cliente age em decorrência de influências internas ou externas, onde são incluídas os principais aspectos psicológicos do sujeito, passado, presente e desejos futuros.
Assim, a orientação do marketing na atualidade exige que as marcas tenham uma conduta mais pessoal e considerem ações sociais e éticas em sua prática. Com isso, deverá haver um equilíbrio entre os lucros, satisfação de expectativas do cliente e engajamento do público.
Além disso, o que é mais importante que um cliente satisfeito? Isso é sinônimo de qualidade para seu negócio. Com essa estratégia, os consumidores se tornarão cada vez mais fiéis e assim, sua empresa ganhará mais espaço no mercado.
Conheça verdadeiramente seu público alvo
Você deve conhecer bem seus clientes. Lovelock e Wirtz (2006, p.27) destacam que “entender o comportamento do consumidor está no coração do marketing”.
Assim, entender o consumidor ajuda a segmentar bem os produtos e as melhores maneiras de se comunicar com ele.
Comunicação eficaz
Na atualidade, as pessoas não consomem apenas por precisarem de um produto, mas por, muitas vezes, se identificarem com a marca e com algumas propostas que ela estabeleceu. Assim, não deixe de investir em uma comunicação de qualidade em vários canais.
Além disso, fique atento ao que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, sobretudo nas redes sociais, se possível, não somente curta os comentários, mas responda-os. Pequenas ações fazem toda diferença.
Muitas empresas usam essa estratégia como forma de interagir com público, algumas utilizam seus próprios comentários nas publicações para gerar engajamento com os seguidores. Isso torna uma comunicação mais leve e espontânea, assim, transmite uma sensação de importância para os consumidores.
E não pense que são apenas empresas pequenas que adotam esse comportamento com o público! Marcas famosas como Burger King e Netflix, ficaram extremamente conhecidas positivamente por interagirem de forma simples e descontraída com seus clientes.
Assim, você se aproxima do cliente e, ao personalizar a experiência individual, faz com que ele se sinta especial. Com isso já dá para saber o resultado do marketing digital, sucesso, cliente satisfeito e reconhecimento de trabalho bem feito.