Primeiramente, antes de começar a abordar vários mecanismos que possibilitarão ideias de conteúdo para sua empresa, é necessário compreender que o segredo de qualquer criação está no questionamento. Ou seja, é preciso ter em mente se o seu conteúdo irá responder as perguntas que são feitas pelo seu público.
Para isso, será preciso pensar fora da caixa e procurar entender o que o seu público pensa e precisa. Por exemplo, uma das perguntas mais feitas no universo do Marketing é: como iniciar no mundo do marketing?
Se uma pessoa com essa dúvida encontrar por aí um post cujo título é Dicas de como começar do zero no Marketing, automaticamente atrai vários cliques pois responde ao questionamento do usuário. Com isso, tenha sempre em mente que é preciso responder aos questionamentos do público não somente no título, mas no conteúdo também.
Agora, vamos as formas de ideias para conteúdo!
1. Grupos Online
Grupos em redes sociais, como por exemplo no facebook, são ótimos para discussão de interesses e temáticas bastante relevantes. Se for fazer uso dessa estratégia, uma boa dica é buscar grupos que possuam muitos questionamentos e respostas.
2. Pessoas que você segue nas redes sociais
Conheça bem seu público e faça uma lista com as pessoas que mais geram engajamento para o seu conteúdo, siga-os e fique por dentro dos conteúdos que eles interagem, comentam e compartilham. Com base nisso, você pode encontrar várias ideias legais que despertarão interesse na sua audiência.
3. Pessoas que te seguem nas redes sociais
Adote como estratégia para vida, compartilhe os conteúdos que você desenvolveu de forma útil e relevante para o seu público. Se essa estratégia for feita de forma correta, com certeza irá atrair seguidores. Uma boa dica é fazer uso de Enquetes nos stories com perguntas do tipo: Qual o seu maior desafio na vida? As respostas podem gerar boas ideias de conteúdos, então, aproveite!
4. Hashtags
É de conhecimento comum que nem todas as pessoas que acessam as mídias sociais dão o devido valor às Hashtags.
No entanto as Hashtags constituíssem verdadeiros baús de tesouro. Uma dica, siga várias hashtags populares de empresas e veja o que os usuários falam por aí, desde de jargões a perguntas. Com isso, com certeza, você irá encontrar várias ideias de conteúdo.
5. Perguntas que os usuários fazem a influenciadores nas Mídias sociais
Pesquise quais são os influenciadores da sua região siga-os. Assim, veja como o público reage e interage com essas pessoas. Em alguns casos, essas pessoas fazem perguntas a esses influenciadores e acabam ficando sem respostas, então, é aí onde você entra, respondendo esses questionamentos com seu conteúdo.
6. Instagram: Feeds e comentários
Você já leu por aí que a melhor parte do post fica nos comentários? Por que será? As pessoas são muito criativas e os comentários que são feitos nas redes sociais podem ser uma mina de ouro se você fizer bom uso deles.
Preste atenção, sobretudo em posts feitos em conteúdos de empresas e influenciadores e, como dito na dica anterior, selecione perguntas não respondidas e mãos à obra!
7. Enquetes
Lembra do que foi dito na introdução de criar conteúdo com base no que o público pensa? Bom, mas e como ter certeza se o que você quer criar realmente condiz com o que o público quer saber? Simples, como já dizia nossos professores: na dúvida, pergunte.
O Instagram disponibiliza a Enquete como uma boa forma de instrumento de interação com o público. Faça perguntas do tipo o que o pessoal gosta de ver, desafios que enfrentam com o seu negócio, entre outras. Tenha cuidado para não exagerar, por isso, faça sempre perguntas norteadoras para um determinado fim.