O que é arquétipo?
Ao tomar consciência de criar uma marca é necessário que antes seja estabelecido qual será o “arquétipo”, ou seja, a personalidade dela. Mas você sabe o que significa a palavra arquétipo? Não? Então te direi agora. Essa nomenclatura originou-se na Grécia antiga, archein significa “original” e typos “padrão”. Logo, arquétipo significa padrão original do qual todo o restante será derivado.
Nesse sentido, estabelecer qual será a personalidade da marca é muito mais que uma mera opção, é indispensável. Ainda não entende o porquê? Bom, siga agora o raciocínio do célebre psiquiatra e psicólogo analítico Carl Gustav Jung.
Jung defendia a tese de que há um inconsciente coletivo que consiste como a camada mais profunda da psique. Nela estão todas as imagens virtuais e traços funcionais que são comuns em todo ser humano, pois foram herdados de seus antepassados. Trazendo esse entendimento para o neuromarketing fica ainda mais legível, pois tem mostrado que quando se trata de compras, por exemplo, o repertório psicológico das pessoas criado desde do nascimento, influencia diretamente nas tomadas de decisões.
Interessante? Também acho que sim! Carl Jung acreditava que existiam arquétipos, personagens universais, que residiam no inconsciente coletivo de todas as pessoas. Eles representam os motivos fundamentais das experiências humanas e consequentemente, originam emoções profundas e inesquecíveis.
Quais os tipos de arquétipos de marca que existem?
Existem inúmeros arquétipos, poderíamos ficar aqui conversando sobre todos eles, mas nos deteremos aos doze tipos principais que simbolizam as motivações humanas básicas e cada um deles em seus próprios valores, conceitos e personalidade. Continue comigo e conheça a ficha técnica de cada um deles.
1- Inocente
Lema: “Somos livres para sermos nós mesmos”
Maior desejo: Viver no paraíso e ser feliz
Maior medo: Fazer alguma coisa errada e ser punido
Estratégia: Fazer as coisas da maneira correta
Dons: Fé e otimismo
Marcas que utilizam o arquétipo Inocente: Pampers, McDonald’s, Johnson’s
2- Explorador
Lema: “Não levante cercas à minha volta”
Maior desejo: Liberdade para viver sua descoberta, mundo afora
Maior medo: Ficar preso a uma situação ou se acomodar
Estratégia: Viajar, buscar coisas novas e fugir do tédio e da rotina
Dons: Autonomia, ambição
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Levis, Land Rover,Timberland
3- Sábio
Lema: “A verdade libertará você”
Maior desejo: Alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade
Maior medo: Ser enganado, iludido ou ser ignorante
Estratégia: Buscar o autoconhecimento e desenvolver habilidades
Dons: Inteligência e confiança
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Harvard University, Library of Congress, The Economist
4- Herói
Lema: “Onde há vontade, há um caminho”
Maior desejo: Provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis
Maior medo: Ser fraco ou vulnerável
Estratégia: Ser o mais competente e corajoso possível
Dons: Competência e coragem
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Nike, Avengers, Justice League
5- Rebelde
Lema: “As regras são feitas para ser quebradas”
Maior desejo: Revolução ou vingança
Maior medo: Ser comum ou não ter poder
Estratégia: Quebrar, destruir e chocar
Dons: Liberdade, habilidade em articular pessoas
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Mtv, Converse, Diesel
6- Mago
Lema: “Tudo pode acontecer”
Maior desejo: Conhecer e dominar as leis que regem o universo e as coisas
Maior medo: Consequências negativas e inesperadas
Estratégia: Ver além
Dons: Saber encontrar resultados
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Harry Potter, DisneyLand, NUbank.
7- O cara comum
Lema: “Todos os homens e mulheres são criados igualmente”
Maior desejo: Estabelecer conexão com os outros
Maior medo: Não ser aceito, ser rejeitado por suas ideias
Estratégia: Nivelar-se utilizando virtudes comuns
Dons: Empatia, baixa vaidade
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Amazon, Panasonic, Walmart
8- Comediante
Lema: “Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua revolução”
Maior desejo: Viver a alegria do momento
Maior medo: Se tornar maçante
Estratégia: Brincar e ser agradável
Dons: Alegria, disposição
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Pepsi, Fanta, havaianas
9- Amante
Lema: “Só tenho olhos para você”
Maior desejo: Conectar-se aos outros através da sensualidade
Maior medo: Rejeição, ser indesejado
Estratégia: Tornar-se atraente, física e emocionalmente
Dons: Paixão, comprometimento
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: VOGUE, Victoria’s Secrets, GODIVA
10- Criador
Lema: “Se pode ser imaginado, poderá ser criado”
Maior desejo: Criar algo de valor duradouro
Maior medo: Ter ideias medíocres ou ser medíocre na execução
Estratégia: Desenvolver controle e aptidão na área artística
Dons: Criatividade e imaginação
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Adobe, Apple, Microsoft
11- Governante
Lema: “O poder não é tudo, é só o que importa”
Maior desejo: Ter controle
Maior medo: O caos, a revolução
Estratégia: Exercer a liderança
Dons: Responsabilidade, organização
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Rolex, American Express, Mercedes-Benz
12- Prestativo
Lema: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”
Maior desejo: Proteger os outros do mal
Maior medo: Egoísmo, ingratidão
Estratégia: Fazer coisas pelos outros
Dons: Compaixão, generosidade
Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Dove, Bauducco, Natura
Fique ligado!
Agora que você aprendeu sobre os arquétipos, está na hora de inclui-los nas suas estratégias de marketing digital. Uma dica, na hora de escolher a personalidade da sua marca ou da que for criar, você poderá escolher 100% um arquétipo ou 30% um, 40% outro e 30% outro. Não precisa necessariamente ser apenas um, mas é importante que um deles seja o central, o mais evidente e os outros suportes.