Para aumentar os resultados do seu negócio, certamente o que vem à mente primeiramente são quais estratégias você deverá utilizar a fim de aumentar as suas vendas de forma que reduza custos e ainda fidelize clientes.
Saiba que isso não é tão difícil de ser alcançado, para conseguir esses objetivos, é imprescindível uma boa equipe que consiga entender os sentimentos do público e saiba da importância de praticar a empatia.
Além disso, não basta somente compreender o público, é preciso também compreender os colaboradores e isso melhora o relacionamento em 1000%. Você conhece aquela frase que diz “seu chefe não está preocupado com o que acontece com você, apenas se importa com o seu trabalho”? Não seja esse chefe. Compreenda seus colaboradores.
Tendo isso em mente, vamos ver um pouco dos milhares de benefícios que existem pelo exercício da empatia no dia a dia.
O que significa Empatia?
Pelo senso comum, a empatia é definida como “ver o mundo através dos olhos do outro ou colocar-se no lugar do outro”. Para a psicologia o significado é por aí mesmo, é experimentar de forma objetiva e racional o que o outro sente a fim de compreendê-lo com todos seus sentimentos e emoções.
A partir disso, podemos concluir que além da empatia ser benéfica e indispensável na vida de todo ser humano, ainda pode ser trazida para o mundo do negócio como uma potenciadora de resultados.
Com a empatia, é possível criar um ambiente de trabalho mais tranquilo com os colaboradores e ainda gera uma conexão forte e positiva com o cliente, fazendo com que o público se identifique com a marca.
Simpatia não é empatia
Basicamente simpatia é um sentimento de afinidade pelo outro e a empatia é sentir como o outro para o entender melhor. Na prática, você pode até ser simpático com alguém, pode ser agradável ficar com ela, compartilhar mesmo ideias, gostos, entre outras coisas, isso é simpatia. Já a empatia é entender os porquês das demandas e sentimentos do outro, colocando-se dentro da realidade do outro.
Como desenvolver a empatia no seu negócio e na vida
Listamos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver a empatia no seu negócio a fim de melhorar a qualidade dentro do ambiente de trabalho e fora dele e com isso gerar bons resultados.
Escute mais
Como saber como alguém se sente sem se quer ouvi-la? Impossível. Primeiro, nunca faça um pré-julgamento sobre possíveis respostas a determinadas situações. Conceda um espaço para diálogo e escute as demandas dos seus clientes.
Sabemos que isso não é um processo fácil pois exige de nós uma entrega e disponibilidade para mudar de opinião quando preciso.
Escute e pergunte
Primeiro falamos da importância de escutar o outro e agora sobre a importância de demonstrar curiosidade sobre o que o cliente tem a dizer. Assim, faça perguntas que demonstrem seu interesse nas expectativas do próximo e isso o ajudará a entendê-lo. Essa dica te fará ficar ainda mais próximo do cliente e implica na fidelização do mesmo.
Não faça pré-julgamento
O preconceito é uma armadilha fatal no desenvolvimento da empatia. Ao fazer um julgamento antecipado irá fechar os seus ouvidos para entender a real situação trazida pelo outro e prejudicará o diálogo de aproximação com a pessoa.
Evite se aprisionar em pensamentos que só existem na sua cabeça e assim poderá estar apto a compreender os pensamentos das outras pessoas. Sempre dê ouvidos às experiências do outro.
Temos uma dica extra para você anota aí: generalizar uma experiência específica com alguém pode ser fatal na construção de outros relacionamentos.
Não tente resolver o problema do outro
Existem milhares de pessoas que só querem e precisam ser ouvidas por aí. Quando se escuta verdadeiramente alguém o interesse e a busca em compreensão são inevitáveis.
Entenda uma coisa, ser uma pessoa com empatia não significa que precisa dar ótimos conselhos e soluções para o problema do outro, mas se o outro pedir fique a vontade, mas tenha cuidado em não impor sua visão de como você resolveria, mas sim como o outro acha que consegue resolver.
Empatia uma aliada na vida
Delimitados o exercício da empatia voltada para o contexto do trabalho e todas suas implicações na melhoria do atendimento ao cliente, entre outras coisas. Mas, acima disso, a empatia melhora o ser humano em si, seus relacionamentos com o outro e consigo próprio. Exercite a empatia!