Search
Close this search box.

Pelé e a publicidade: seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou

Pelé e a Publiidade
Seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou Ao longo de sua vida, Pelé falou de si mesmo como duas coisas: um atleta conhecido mundialmente por seu pseudônimo, e uma pessoa real, Edson Arantes do Nascimento. Mas, muito além do futebol o rei Pelé atuou no cinema na música, na política nas colunas sociais e, é claro, na publicidade.

Compartilhe esta postagem

Pelé e a publicidade: seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou

Ao longo de sua vida, Pelé falou de si mesmo como duas coisas: um atleta conhecido mundialmente por seu pseudônimo, e uma pessoa real, Edson Arantes do Nascimento.

Mas, muito além do futebol o rei Pelé atuou no cinema na música, na política nas colunas sociais e, é claro, na publicidade.

Confira abaixo algumas lições que podemos aprender com Pelé na área da comunicação.

1 – Utilizar os veículos de comunicação corretos

Pelé atuando em campanhas publicitárias e ações de marketing
Foto: divulgação

Pelé iniciou sua carreira em meados dos anos 50, aos 16 anos.

O rádio era o principal meio de comunicação da época. As transmissões de rádio ajudaram na construção da imagem de Pelé, evidenciando qualidades e despertando curiosidade do público.

Em 2021, Pelé foi o novo garoto propaganda do Facebook e utilizou suas redes sociais onde apareceu ligando para Mark Zuckerberg.

Foto: divulgação

2 – Muito além da técnica

Não foram apenas as habilidades e conquistas que transformaram

Pelé em um ídolo. Outros fatores colaboraram para a construção de um personagem singular, admirado e conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Pelé era conhecido pelos seguintes pontos fortes: único, líder, sociável, prestativo, visionário, simples, inteligente e gentil.

Foto: divulgação

3 – Administração da imagem

Aos 17 anos, Pelé renunciou a um contrato de 10 anos com uma marca de aguardente no interior de São Paulo. “Era um ótimo cachê, mas na hora H eu disse: ‘Pai: isso não é para mim’. Propaganda de pinga não pega bem, disse Pelé.”

A Revista Veja, em matéria publicada em novembro de 2010 cita que fator que auxilia a construção da imagem de Pelé foi uma excelente administração na fase final de sua carreira.

Foto: divulgação

4 – Cuidado com marca

Edson Arantes do Nascimento registrou seu apelido, Pelé, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 1961.

Sua assinatura é uma verdadeira logomarca, sempre lembrada e reconhecida por todos.

Foto: divulgação

5 – A importância das collabs e parcerias

Também como garoto propaganda, Pelé colecionou parcerias. Atuou ao lado de Xuxa, do argentino Diego Maradona, do francês Zinédine Zidane e do português Cristiano Ronaldo.

Foto: divulgação

6 – De olho nas datas e eventos importantes

Campeão em três copas do mundo, Pelé passou a olhar para o principal evento esportivo do planeta como a chance de firmar contratos milionários, como por exemplo o acordo que fez com a Mastercard antes do mundial de 1990.

Mas e pra você?

Qual a principal lição deixada pelo Rei Pelé?

Responde aqui nos comentários

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e não perca nenhum conteúdo

Mais postagens

Understanding Tai Xiu in Football Betting

Tai Xiu, a unique and often misunderstood betting market, presents an exciting opportunity for savvy bettors in the world of football betting. This comprehensive guide

54654 (2)

In this digital age, it’s more common than ever to receive digital codes as gifts, rewards, or simply as part of online purchases. From gift

Quer dominar o
mundo digital?

A gente te ajuda, entre em contato agora!