Um projeto social está transformando a vida de crianças e adolescentes de Beberibe, no litoral leste do Ceará, por meio da prática de vôlei e futsal, com aulas gratuitas na quadra poliesportiva do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo Sousa Júnior, profissional de educação física e coordenador do projeto Bola pra Frente, a meta é beneficiar cerca de 500 jovens de sete a 17 anos. “Nosso maior objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social”, diz. O projeto Bola pra Frente é mantido por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e apoio da Enel.
Sousa Júnior explica que durante as atividades, um pedagogo acompanha regularmente o desempenho e a frequência escolar dos alunos, dando o suporte aos jovens que tiverem algum tipo de dificuldade em sala de aula. “Nossos encontros são realizados de segunda a quinta e às sextas-feiras, realizamos um plantão pedagógico para avaliar o rendimento deles na escola e no projeto. Além disso, uma vez por mês uma ação educativa complementar na qual abordamos temas sobre natureza e meio ambiente”, descreve o coordenador.
Como forma de incentivar ainda mais a disciplina e a competitividade saudável entre os jovens inscritos no projeto, foi realizada em março deste ano a I Copinha Bola pra Frente. “É um momento de celebração no qual vemos nossos alunos brilhando na quadra e nos dá muita satisfação ver que todo o nosso trabalho com esses meninos e meninas está até superando as nossas expectativas”, comemora Sousa Júnior.