Search
Close this search box.

Pelé e a publicidade: seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou

Pelé e a Publiidade
Seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou Ao longo de sua vida, Pelé falou de si mesmo como duas coisas: um atleta conhecido mundialmente por seu pseudônimo, e uma pessoa real, Edson Arantes do Nascimento. Mas, muito além do futebol o rei Pelé atuou no cinema na música, na política nas colunas sociais e, é claro, na publicidade.

Compartilhe esta postagem

Pelé e a publicidade: seis lições sobre marketing que o rei do futebol nos ensinou

Ao longo de sua vida, Pelé falou de si mesmo como duas coisas: um atleta conhecido mundialmente por seu pseudônimo, e uma pessoa real, Edson Arantes do Nascimento.

Mas, muito além do futebol o rei Pelé atuou no cinema na música, na política nas colunas sociais e, é claro, na publicidade.

Confira abaixo algumas lições que podemos aprender com Pelé na área da comunicação.

1 – Utilizar os veículos de comunicação corretos

Pelé atuando em campanhas publicitárias e ações de marketing
Foto: divulgação

Pelé iniciou sua carreira em meados dos anos 50, aos 16 anos.

O rádio era o principal meio de comunicação da época. As transmissões de rádio ajudaram na construção da imagem de Pelé, evidenciando qualidades e despertando curiosidade do público.

Em 2021, Pelé foi o novo garoto propaganda do Facebook e utilizou suas redes sociais onde apareceu ligando para Mark Zuckerberg.

Foto: divulgação

2 – Muito além da técnica

Não foram apenas as habilidades e conquistas que transformaram

Pelé em um ídolo. Outros fatores colaboraram para a construção de um personagem singular, admirado e conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Pelé era conhecido pelos seguintes pontos fortes: único, líder, sociável, prestativo, visionário, simples, inteligente e gentil.

Foto: divulgação

3 – Administração da imagem

Aos 17 anos, Pelé renunciou a um contrato de 10 anos com uma marca de aguardente no interior de São Paulo. “Era um ótimo cachê, mas na hora H eu disse: ‘Pai: isso não é para mim’. Propaganda de pinga não pega bem, disse Pelé.”

A Revista Veja, em matéria publicada em novembro de 2010 cita que fator que auxilia a construção da imagem de Pelé foi uma excelente administração na fase final de sua carreira.

Foto: divulgação

4 – Cuidado com marca

Edson Arantes do Nascimento registrou seu apelido, Pelé, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 1961.

Sua assinatura é uma verdadeira logomarca, sempre lembrada e reconhecida por todos.

Foto: divulgação

5 – A importância das collabs e parcerias

Também como garoto propaganda, Pelé colecionou parcerias. Atuou ao lado de Xuxa, do argentino Diego Maradona, do francês Zinédine Zidane e do português Cristiano Ronaldo.

Foto: divulgação

6 – De olho nas datas e eventos importantes

Campeão em três copas do mundo, Pelé passou a olhar para o principal evento esportivo do planeta como a chance de firmar contratos milionários, como por exemplo o acordo que fez com a Mastercard antes do mundial de 1990.

Mas e pra você?

Qual a principal lição deixada pelo Rei Pelé?

Responde aqui nos comentários

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e não perca nenhum conteúdo

Mais postagens

Quer dominar o
mundo digital?

A gente te ajuda, entre em contato agora!

×

Olá, Tudo bom ?

Fale com um de nossos atendentes ou envie um email para: [email protected]

×