A psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano identifica e interpreta as cores e como elas influenciam em suas emoções.
No marketing, cada detalhe faz a diferença. Nesse post você irá aprender o significados de algumas cores e as maneiras de aplicá-las em suas estratégias de marketing.
O que é Psicologia das Cores?
Como falado anteriormente, é um estudo que visa compreender como funciona as impressões das cores no cérebro humano e como isso influencia no comportamento. Assim, essa área da psicologia pesquisa quais os efeitos de cada cor nas emoções, criação de desejos e sentimentos, entre outras coisas.
Mas, além de entender quais são os significados é compreender também as melhores formas de aplicá-lo na transmissão de informações.
Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?
Ainda que os profissionais do marketing saibam da importância das cores, é comum vermos esse detalhe crucial sendo deixado de lado em estratégias de várias empresas.
Segundo a pesquisa ”Impact of color in Marketing”. Cerca de 90% das primeiras impressões do público sobre algo é baseado somente na cor. Além disso “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”, segundo Neil Patel .
As escolhas de cores são uma grande responsabilidade, por isso não negligencie em seus projetos. Lembre-se que uma escolha mal feita da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode propiciar resultados não desejáveis.
Qual o significado de cada cor?
Agora que você entendeu sobre a importância das cores, fique atento sobre o significado de cada uma e assim, melhore seus resultados.
Por exemplo, designers, na maioria das vezes, se preocupam com a proposta de seus trabalhos para então escolher as cores que irão representá-la.
É importante entender o que cada cor representa e o que estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.
Para facilitar, veja abaixo os significados de determinadas cores trazidos por especialistas do Film School.
- Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
- Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
- Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
- Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
- Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
- Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
- Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
- Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
- Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
- Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
- Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
- Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza
Na dúvida da cor certa, faça testes
É interessante testar opções para entender quais cores mais se conectam com o seu público.
Isso é importante porque muitas vezes algumas cores podem despertar sentimentos diferentes e até indesejáveis pelo seu público.
Agora que você já sabe da importância de escolher bem as cores, comece a fazer alguns testes e veja como o seu público reage.
Uma boa dica para você se aprofundar no assunto é o livro Psicologia das cores, com certeza é uma leitura que vale muito a pena, muito rica nas informações, você não irá se arrepender pelo tempo investido!