Search
Close this search box.

Psicologia das cores no Marketing Digital

A psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano identifica e interpreta as cores e como elas influenciam em suas emoções.

Compartilhe esta postagem

A psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano identifica e interpreta as cores e como elas influenciam em suas emoções.

No marketing, cada detalhe faz a diferença. Nesse post você irá aprender o significados de algumas cores e as maneiras de aplicá-las em suas estratégias de marketing.

O que é Psicologia das Cores?

Como falado anteriormente, é um estudo que visa compreender como funciona as impressões das cores no cérebro humano e como isso influencia no comportamento. Assim, essa área da psicologia pesquisa quais os efeitos de cada cor nas emoções, criação de desejos e sentimentos, entre outras coisas.

Mas, além de entender quais são os significados é compreender também as melhores formas de aplicá-lo na transmissão de informações.

Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?

Ainda que os profissionais do marketing saibam da importância das cores, é comum vermos esse detalhe crucial sendo deixado de lado em estratégias de várias empresas. 

Segundo a pesquisa ”Impact of color in Marketing”. Cerca de 90% das primeiras impressões do público sobre algo é baseado somente na cor. Além disso “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”, segundo Neil Patel .

As escolhas de cores são uma grande responsabilidade, por isso não negligencie em seus projetos. Lembre-se que uma escolha mal feita da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode propiciar resultados não desejáveis.

Qual o significado de cada cor?

Agora que você entendeu sobre a importância das cores, fique atento sobre o significado de cada uma e assim, melhore seus resultados.

Por exemplo, designers, na maioria das vezes, se preocupam com a proposta de seus trabalhos para então escolher as cores que irão representá-la.

É importante entender o que cada cor representa e o que estimula nas pessoas para fazer a escolha certa. 

Para facilitar, veja abaixo os significados de determinadas cores trazidos  por especialistas do  Film School.

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Na dúvida da cor certa, faça testes

É interessante testar  opções para entender quais cores mais se conectam com o seu público.

Isso é importante porque muitas vezes algumas cores podem despertar sentimentos diferentes e até indesejáveis pelo seu público.

Agora que você já sabe da importância de escolher bem as cores, comece a fazer alguns testes e veja como o seu público reage.

Uma boa dica para você se aprofundar no assunto é o livro Psicologia das cores, com certeza é uma leitura que vale muito a pena, muito rica nas informações, você não irá se arrepender pelo tempo investido!

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e não perca nenhum conteúdo

Mais postagens

Understanding Tai Xiu in Football Betting

Tai Xiu, a unique and often misunderstood betting market, presents an exciting opportunity for savvy bettors in the world of football betting. This comprehensive guide

54654 (2)

In this digital age, it’s more common than ever to receive digital codes as gifts, rewards, or simply as part of online purchases. From gift

Quer dominar o
mundo digital?

A gente te ajuda, entre em contato agora!