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Dicas para começar do zero no Marketing Digital

Aprender sobre marketing digital requer bastante compromisso, ainda mais quando se está iniciando agora. Existe um mundo enorme na internet e que se você quiser mergulhar de cabeça nele, terá que dar o seu melhor.

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Aprender sobre marketing digital requer bastante compromisso, ainda mais quando se está iniciando. Existe um mundo enorme na internet e que se você quiser mergulhar de cabeça nele, terá que dar o seu melhor. 

Caso você sinta que não sabe por onde começar, posso dizer que você já começou, o primeiro passo é a pesquisa. Afinal, buscar conhecimento é um requisito obrigatório para quem quer obter sucesso e é isso que você quer, certo?

Preparamos várias dicas que irão te mostrar o que é o marketing digital e te deixar mais confiante para colocar suas ideias em prática. Continue a leitura.

Homem segurando um tablet com vários vetores de redes sociais

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste no conjunto de estratégias metodológicas para promover, divulgar e atrair o seu público alvo para os seus serviços. 

Mas você já pensou no significado da palavra Marketing?  Bom, essa palavra é de origem inglesa e sua tradução está relacionada ao trabalho de compreender os mercados. Assim, o profissional de marketing é capaz de atuar na compreensão e análise de clientes, concorrentes, investidores e até mesmo os colaboradores internos de uma empresa. A partir dessa análise, ele poderá elaborar as melhores estratégias a fim de gerar resultados tanto em curto, médio ou longo prazo.

Qual a importância do Marketing Digital?

Melhor do que falarmos é te mostrarmos em dados estatísticos e assim, você mesmo tirará suas próprias conclusões em relação a importância do Marketing Digital para o seu negócio.

O IBGE divulgou os seguintes dados na Agência Brasil:

  • 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, representando um enorme mercado de 134 milhões de usuários.
  • 90% deles relataram acessar a internet todos os dias.
  • 92% utilizam serviços de mensagens, como WhatsApp, Skype e Facebook.
  • 76% acessam redes sociais como Facebook ou Instagram.
  • 39% relataram que realizam compras por e-commerce.

Já deu para ter uma ideia do gigantesco mercado que o aguarda e a importância de investir nele, certo?  Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Mastercad e Americas Market Intelligence (2020), o distanciamento social impulsionou o e-commerce em toda América Latina, cerca de 46% dos brasileiros compraram de forma online na pandemia.

Assim, o marketing digital se mostrou o melhor aliado na compreensão do mercado e , tendo em vista as problemáticas vigentes e possibilidades de resolução, ainda impulsiona seu negócio na garantia de resultados.

Para resumir tudo, seja qual for seu objetivo, o marketing irá favorecer ele.

Benefícios do Marketing Digital

Tabela de gráfico sobre um celular

Mensurável

Digamos que um estabelecimento decide distribuir panfletos pela cidade, mas fica os seguintes questionamentos: quantas pessoas receberam? Quantas viram  o que tinha no papel? Quantas responderam positivamente ao panfleto e foram ao estabelecimento? Quantas realmente compraram algo?

Impossível saber a resposta com exatidão para esses questionamentos, certo? 

No marketing digital, você consegue, com precisão, todas as ações realizadas a partir dos recursos que foram escolhidos para a estratégia.

Baixo investimento no início

Anúncios pagos em redes sociais podem custar centavos por cada clique ou visualização. Quando comparado a outros meios de divulgação, o marketing digital tem um investimento bem menor no início.

Alcança o público alvo

No meio Offline não tem como saber se as pessoas que estão sendo alcançadas pelo conteúdo impresso, realmente são o público certo.

Ao contrário, no marketing digital, você consegue segmentar o público alvo com maior precisão e assim, alcançar o melhor público para sua campanha.

Tipos de marketing digital

Três pessoas, um homem e duas mulheres, segurando um celular e rindo

Social

A principal função dessa área é gerar engajamento dos usuários de redes sociais, direcionando-os para sua marca. 

Uma boa dica é definir antes suas personas, que são as pessoas que você quer alcançar, quais os conteúdos que elas consomem e qual a melhor forma de interagir com elas. 

Pago

Mesmo que o investimento seja baixo inicialmente no marketing digital, você poderá aumentar seus números com o impulsionamento pago. Ou seja, pagar por anúncios em sites, blogs e redes sociais. 

Através desse impulsionamento, você também terá controle do alcance dele, interações, entre outras coisas. 

Orgânico

Bons resultados orgânicos é o desejo de grande parte de quem trabalha na área do marketing digital, pois, com ele, é possível o surgimento organicamente de interação gratuita dos usuários. Mas, tudo isso pode ser alcançado de forma mais rápida através dos conteúdos pagos impulsionados.

Essa estratégia exige muito compromisso e empenho, leva tempo, mas o resultado é recompensador.

Estratégias de marketing digital para iniciantes

Agora que você já conhece os princípios do marketing digital, falaremos de algumas estratégias que você pode usar como norte.

Foque no público alvo

O negócio foi feito para as pessoas e sem elas, não há vendas. Assim, você terá que saber para qual público você irá desenvolver conteúdo.

Estabeleça objetivos

Sabendo do público alvo, você poderá desenvolver objetivos sobre ele.  Eles terão que ser claros e alcançáveis. 

Desenvolva uma história para sua marca

Ao contar para as pessoas a história do seu negócio, você desperta nos outros empatia e proximidade, distanciando-se daquele modelo automático que vemos por aí.

Crie e divulgue conteúdo

Após conhecer seu público alvo, estabelecer objetivos e criar uma proximidade com ele, só então inicia-se a etapa de criação de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing digital?

Mulher fazendo sinal de dinheiro com as mãos

Existem diversas ramificações de profissão no universo do marketing digital. Separamos algumas remunerações atualizadas do site Vagas.com sobre os principais cargos da área.

Confira a lista:

  • Estagiário de marketing digital: a partir de R$ 1.241,00
  • Analista de marketing digital: entre R$ 2.100,00 e R$ 4.108,00
  • Designer e social media: entre R$ 1.115,00 e R$ 2.034,00
  • Especialista de marketing e conteúdo: entre R$ 2.119,00 e R$ 3.698,00
  • Consultor de marketing digital: entre R$ 2.602,00 e R$ 7.948,00
  • Coordenador de marketing digital: entre R$ 3.331,00 e R$ 7.959,00.

O marketing digital para quem está começando não precisa ser a coisa mais complicada do mundo, aliás, com o direcionamento certo, você pode ampliar mais os seus saberes e, finalmente, trabalhar na área. Têm profissões e salários para todo gosto, não é mesmo? Não desista, ta bem? Acreditamos em você.

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