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Doze Arquétipos de Carl Jung: Qual a personalidade da sua marca?

Ao tomar consciência de criar uma marca é necessário que antes seja estabelecido qual será o “arquétipo”, ou seja, a personalidade dela.

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O que é arquétipo?

Ao tomar consciência de criar uma marca é necessário que antes seja estabelecido qual será o “arquétipo”, ou seja, a personalidade dela. Mas você sabe o que significa a palavra arquétipo? Não? Então te direi agora. Essa nomenclatura originou-se na Grécia antiga, archein significa “original” e typos “padrão”. Logo, arquétipo significa padrão original do qual todo o restante será derivado.

Nesse sentido, estabelecer qual será a personalidade da marca é muito mais que uma mera opção, é indispensável.  Ainda não entende o porquê? Bom, siga agora o raciocínio do célebre psiquiatra e psicólogo analítico Carl Gustav Jung.

Jung defendia a tese de que há um inconsciente coletivo que consiste como a camada mais profunda da psique. Nela estão todas as imagens virtuais e traços funcionais que são comuns em todo ser humano, pois foram herdados de seus antepassados. Trazendo esse entendimento para o neuromarketing fica ainda mais legível, pois tem mostrado que quando se trata de compras, por exemplo, o repertório psicológico das pessoas criado desde do nascimento, influencia diretamente nas tomadas de decisões.

Interessante? Também acho que sim! Carl Jung acreditava que existiam arquétipos, personagens universais, que residiam no inconsciente coletivo de todas as pessoas. Eles representam os motivos fundamentais das experiências humanas e consequentemente, originam emoções profundas e inesquecíveis.

Quais os tipos de arquétipos de marca que existem?

Existem inúmeros arquétipos, poderíamos ficar aqui conversando sobre todos eles, mas nos deteremos aos doze tipos principais que simbolizam as motivações humanas básicas e cada um deles em seus próprios valores, conceitos e personalidade. Continue comigo e conheça a ficha técnica de cada um deles.

1- Inocente

Lema:  “Somos livres para sermos nós mesmos”

Maior desejo: Viver no paraíso e ser feliz 

Maior medo: Fazer alguma coisa errada e ser punido

Estratégia: Fazer as coisas da maneira correta

Dons: Fé e otimismo

Marcas que utilizam o arquétipo Inocente: Pampers, McDonald’s, Johnson’s

2- Explorador

Lema: “Não levante cercas à minha volta”

Maior desejo: Liberdade para viver sua descoberta, mundo afora 

Maior medo: Ficar preso a uma situação ou se acomodar 

Estratégia:  Viajar, buscar coisas novas e fugir do tédio e da rotina 

Dons: Autonomia, ambição

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Levis, Land Rover,Timberland

3- Sábio

Lema: “A verdade libertará você”

Maior desejo: Alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade

Maior medo: Ser enganado, iludido ou ser ignorante 

Estratégia: Buscar o autoconhecimento e desenvolver habilidades 

Dons: Inteligência e confiança

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Harvard University, Library of Congress, The Economist

4- Herói

Lema: “Onde há vontade, há um caminho” 

Maior desejo: Provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis

Maior medo: Ser fraco ou vulnerável

Estratégia: Ser o mais competente e corajoso possível

Dons: Competência e coragem 

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Nike, Avengers, Justice League

5- Rebelde

Lema: “As regras são feitas para ser quebradas” 

Maior desejo: Revolução ou vingança

Maior medo: Ser comum ou não ter poder 

Estratégia: Quebrar, destruir e chocar

Dons: Liberdade, habilidade em articular pessoas

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Mtv, Converse, Diesel

6- Mago

Lema: “Tudo pode acontecer”

Maior desejo: Conhecer e dominar as leis que regem o universo e as coisas

Maior medo: Consequências negativas e inesperadas

Estratégia: Ver além

Dons: Saber encontrar resultados

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Harry Potter, DisneyLand, NUbank.

7- O cara comum

Lema: “Todos os homens e mulheres são criados igualmente”

Maior desejo: Estabelecer conexão com os outros

Maior medo: Não ser aceito, ser rejeitado por suas ideias

Estratégia: Nivelar-se utilizando virtudes comuns

Dons: Empatia, baixa vaidade

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Amazon, Panasonic, Walmart

8- Comediante

Lema: “Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua revolução”

Maior desejo: Viver a alegria do momento

Maior medo: Se tornar maçante

Estratégia: Brincar e ser agradável 

Dons: Alegria, disposição

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Pepsi, Fanta, havaianas

9- Amante

Lema: “Só tenho olhos para você” 

Maior desejo: Conectar-se aos outros através da sensualidade

Maior medo: Rejeição, ser indesejado

Estratégia: Tornar-se atraente, física e emocionalmente

Dons: Paixão, comprometimento

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: VOGUE, Victoria’s Secrets, GODIVA

10- Criador

Lema: “Se pode ser imaginado, poderá ser criado”

Maior desejo: Criar algo de valor duradouro

Maior medo: Ter ideias medíocres ou ser medíocre na execução

Estratégia: Desenvolver controle e aptidão na área artística

Dons: Criatividade e imaginação

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Adobe, Apple, Microsoft

11- Governante

Lema: “O poder não é tudo, é só o que importa”

Maior desejo: Ter controle

Maior medo: O caos, a revolução

Estratégia: Exercer a liderança

Dons: Responsabilidade, organização

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Rolex, American Express, Mercedes-Benz

12- Prestativo

Lema: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”

Maior desejo: Proteger os outros do mal

Maior medo: Egoísmo, ingratidão

Estratégia: Fazer coisas pelos outros

Dons: Compaixão, generosidade

Marcas que utilizam o arquétipo Explorador: Dove, Bauducco, Natura

Fique ligado!

Agora que você aprendeu sobre os arquétipos, está na hora de inclui-los nas suas estratégias de marketing digital. Uma dica, na hora de escolher a personalidade da sua marca ou da que for criar, você poderá escolher 100% um arquétipo ou 30% um, 40% outro e 30% outro. Não precisa necessariamente ser apenas um, mas é importante que um deles seja o central, o mais evidente e os outros suportes. 

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